Trabalhando em casa de forma produtiva


É importante que se tenha a consciência de que trabalhar em casa requer agir com o mesmo profissionalismo como se estivesse trabalhando em uma Empresa de outra pessoa e que alguns fatores devem ser observados para que não atrapalhem o seu desempenho enquanto no exercício de suas atividades empreendedoras.
É certo que sair para trabalhar “fora” tem suas vantagens: ver pessoas, movimentar-se, respirar ar (nem tão) puro, encontrar amigos, aproveitar para fazer compras, enfim... há várias possibilidades e novas oportunidades a todo momento. Em contrapartida, implica em gastos com combustível, alimentação em restaurante, stress do trânsito, filas, etc. 
Enquanto em um escritório a concentração e a dedicação do tempo são totais, em casa você pode se deparar com algumas distrações como televisão, telefonemas longos de amigos e familiares, barulho de vizinhos, filhos querendo sua atenção integral, tarefas domésticas a realizar e outros fatores externos cuja probabilidade de fazer você perder o foco de sua atenção é grande.
Por isso é tão importante saber como valorizar o seu tempo, dividindo entre as tarefas do lar e as do trabalho para torná-lo produtivo e gerador de resultados para você e principalmente para seu negócio!

Pontos positivos de trabalhar em casa

REDUÇÃO DE GASTOS: Você economiza com combustível ou passagens, não gasta com alimentação fora de casa.

GANHO DE TEMPO: Em casa é possível realizar várias atividades (ex: pagamentos de contas) e com tudo à mão.

CONTROLE DO AMBIENTE EXTERNO: Colabora pra a redução da poluição ambiental e para uma menor circulação de pessoas e veículos nos grandes centros urbanos.

DISPONIBILIDADE PARA FAMÍLIA: Pode ser uma excelente vantagem para desfrutar de um maior tempo com sua família, seja nos momentos de lazer, seja para auxiliar os filhos nas tarefas da escola, seja para tirar um tempo para cuidar de sua imagem pessoal ou sua saúde, viajar ou apenas descansar.

MAIOR TEMPO LIVRE: Disciplina é fundamental para que sua rotina seja concluída em um período menor e mais rápido, o que gera um tempo maior para outras tarefas e para si.

MAIOR FOCO: Sem ver outras pessoas ou ser interrompida com situações adversas, o foco no trabalho aumenta consideravelmente. Mas é necessário, como já citei, que seja bastante disciplinada para manter sua atenção somente em seu trabalho.

Em contrapartida, trabalhar em casa oferece alguns riscos que podem interferir na produtividade e eles estão relacionados diretamente a sua disciplina pessoal. Fatores como:

ORGANIZAÇÃO DO TEMPO: Não saber dividir o tempo pessoal com o tempo para o trabalho, usando o telefone, as redes sociais, assistindo televisão, distraindo com o acontecimento externo, fazendo faxina na casa, dando atenção ao filho ou amigos e familiares usando do horário dedicado ao negócio.

ACORDAR TARDE: Existem pessoas que produzem melhor a noite e por isso adentram a madrugada trabalhando até mesmo porque neste período o índice de interrupção é menor e o silêncio possibilita maior foco de atenção e criação, porém com o tempo, essa troca pode ocasionar danos a saúde como irritabilidade, má disposição, fadiga, dessocialização (perda de contato com o mundo exterior e com a sociedade) e consequentemente, queda de produção.

TELEVISÃO E GELADEIRA: São alguns itens que podem distrair a sua atenção. O ideal é manter a televisão ou qualquer outra fonte de entretenimento desligada, bem como pegar tudo o que for necessário para alimentar-se e fazer somente nos momentos definidos para a pausa.

NÃO FAZER PEQUENAS PAUSAS: É um hábito aconselhável parar por alguns minutos para “recarregar as energias”, pois nosso cérebro não é programado para ficar concentrado na mesma tarefa por muitas horas. É também um bom momento para dar “aquela espiadela” em suas redes sociais, bater um papo descontraído no telefone, interar-se do noticiário local.
Trabalhar em casa não é uma atividade fácil. Exige concentração, dedicação, determinação, disciplina pessoal e muita força de vontade. Siga algumas dessas dicas super úteis de como administrar seu tempo e organizar-se de forma produtiva:

CRIE UMA ROTINA: Tal como acordar no mesmo horário, tomar um banho, tomar o seu café, arrumar-se como se fosse sair para seu local de trabalho. Esses hábitos irão ajudar a sentir-se mais motivada para realizar seus afazeres profissionais.
Essa rotina poderá fazer diferença no seu dia, pois desde cedo seus planos já vão se alinhando mentalmente e quando tiver que realizá-los de fato já estarão praticamente organizados e mais fáceis de executar.

MANTENHA UMA ORGANIZAÇÃO: Tenha um espaço definido exclusivamente para dedicar-se ao seu trabalho; mantenha todo o material necessário sempre à mão e retire do seu campo de visão e guarde tudo o que não utiliza; tenha gavetas e móveis com funções bem definidas; evite o acúmulo de papéis, guardando seus documentos em arquivos de mídia (DVD, pendrives, GOOGLE DRIVE, DROPBOX, etc.); jogue o lixo em local adequado (tenha uma lixeira!); mantenha o seu ambiente de trabalho sempre limpo, arejado e perfumado.

CUIDADO COM AS SUPERFÍCIES PLANAS: É comum quando chegamos em casa deixarmos casacos, bolsas, chaves, aparelhos celulares espalhados pela mesa ou sofá. É importante uma disciplina e principalmente ter o hábito de guardar os objetos pessoais em seu devido lugar, tanto para manter a organização como para encontrá-lo quando for necessário, evitando a perda de tempo em procurar e a bagunça recorrente.

PLANEJE O SEU AMBIENTE DE TRABALHO: Avalie se seu ambiente de trabalho está adequado a realização de suas atividades de forma que não o atrapalhe: verifique a luminosidade, a disposição dos móveis, os recursos tecnológicos, a ventilação, a decoração, o espaço para circulação de pessoas. Não se esqueça de manter uma postura adequada e agradável durante o período que estiver trabalhando. Opte por móveis funcionais e que lhe proporcione conforto, não prejudicando sua coluna, braços, visão e pernas. Esses pormenores influenciam diretamente na sua produtividade de forma positiva ou negativa.



CUIDE DE SUA ALIMENTAÇÃO: Trabalhar em casa permite que se faça uma refeição saudável, mesmo que o tempo não lhe possibilite ir para a cozinha para testar suas habilidades de mestre cuca. Mas é importante fazer uns intervalos mínimos para beber água, comer uma fruta, ficar em pé para ativar a circulação, distrair a mente de algo que requer mais concentração. 

FAÇA AS PESSOAS ENTENDEREM QUE VOCÊ ESTÁ TRABALHANDO E NÃO PODE SER INTERROMPIDA: Durante o seu expediente de trabalho, é muito importante que você tenha muito bem definido um horário para dedicar-se única e exclusivamente para seu negócio, tal como todo profissional que trabalha em uma Empresa externa. Apesar de ser sua casa, é também o seu local de trabalho e as pessoas que convivemos ou os amigos e familiares devem ser educados a respeitar as horas que estamos a produzir. Isso é fundamental para que haja um entendimento para eles que existe limite para o seu tempo livre.             
                                                                                                                                           
             
DEFINA UM LOCAL DE TRABALHO: O sofá, a mesa da sala, um quarto transformado, a varanda... seja qual for o lugar é importante que o ambiente seja o mais adequado e lhe favoreça a produção e principalmente a concentração. Algumas perguntas, como as abaixo, ajudam a tomar sua decisão: 

- a luminosidade e a ventilação são adequadas?
- alguém me incomoda?
- tenho acesso a todo material que preciso de forma rápida?
- tenho tomadas e móveis suficientes e adequados?
- tenho alimento e água disponíveis?
- tenho recursos físicos e tecnológicos suficientes?

SEJA MINIMALISTA: O menos é sempre mais! O seu ambiente de trabalho deve ser simples, prático, funcional, confortável e organizado. Tudo o que retirar do lugar, deve ser imediatamente devolvido para manter a organização, a disciplina pessoal e a redução do tempo na procura. 

AO TERMINAR SUA JORNADA DE TRABALHO, DEIXE TUDO ORGANIZADO PARA O DIA SEGUINTE: Esse é um hábito que faz toda a diferença no sucesso da produtividade de qualquer profissional. Não gasta mais que cinco minutos para arrumar tudo o que tiver fora do lugar, limpar o que tiver sujado e isso já a motivará para começar bem o dia seguinte, sem ter que perder o tempo organizando o que ficou bagunçado para trás.