Quando se trata da
construção de um negócio, existem muitas
variáveis além da monetária. Claro, dinheiro é importante, mas há coisas tão ou
mais importantes do que o seu faturamento para que o seu negócio cresça. Afinal, se você só está começando ou é uma
micro empresa, sempre há formas de cortar custos.
Depois de organizar as suas
finanças e montar o seu negócio, há algo muito importante para o crescimento
dele: você. Você é o seu bem mais precioso. Você é um dos ativos mais
importantes da sua empresa. O que você faz e a forma como age torna-se mais
importante que divulgação, por exemplo. Sim, você pode ajudar o crescimento do
seu negócio simplesmente mudando a forma como age no seu escritório.
Esteja presente
Estar na empresa trabalhando,
produzindo junto com sua equipe pode ser essencial para manter o ânimo da sua
equipe. Além disso, ser vista e ter contato com seus clientes é um diferencial
para empresas de menor porte. Além de estar presente, você precisa ter
credibilidade. Quando você não estiver na empresa, deve estar se aperfeiçoando.
Aperfeiçoamento pessoal traz ideias inovadoras para a empresa. O aprendizado e
atualização na sua área de atuação deve ser uma constante para o
desenvolvimento da sua empresa.
Falta de comunicação é veneno
Certifique-se que a mensagem que
você passa para seus clientes e equipe seja clara e consistente. E aqui me
refiro à mensagem verbal, corporal, visual, etc. Não peça que alguém faça algo
de determinada maneira e faça diferente. Mensagens desencontradas são péssimas
para o ambiente de trabalho. Se tiver problemas para equilibrar o que precisa
ser feito e o que deve ser delegado, tem algumas coisas a serem consideradas.
- Veja quais são as suas prioridades no escritório e faça com que todos saibam.
- Busque técnicas de motivação para a sua equipe.
- Certifique-se que cada membro da sua equipe sinta-se necessário e importante.
- Delegue o que precisar para as pessoas que tem o perfil para aquilo, ao invés de esperar que aprendam sozinhos como fazer.
Seja dedicada e foque-se em boas ideias e práticas empresariais
Autora: Débora Carvalho